terça-feira, 24 de novembro de 2015

Rápida Explicação sobre a Religião Wicca

Wicca é a Religião que trás aos tempos modernos, crenças e praticas do paganismo antigo, pagão vem de paganus que significa homem do campo, camponês, os pagãos tinham crenças que surgiram antes do Cristianismo.
A Religião permite que o wiccan (praticante seja homem ou mulher) adapte essas crenças ao seu dia a dia, por conta dessas centenas de adaptações de milhares de crenças e praticas diferentes surgem as “Tradições”, cada tradição é como uma ramificação da mesma coisa tendo pontos semelhantes e diferentes entre si.
Wicca (para quem não sabe: fala se UICA), vem do inglês arcaico e significa "dobrar, moldar", o wiccan é um moldador.
A Wicca é a Bruxaria Moderna, a palavra witchcraft vem do inglês que significa “bruxaria”, que vem da palavra witch (bruxa), witch é uma palavra invariável que pode ser tanto masculina como feminina, portanto um witch um bruxo poder ser tanto homem quanto mulher, a palavra witch vem da contração wit que significa “inteligência” ou "sabedoria", ou seja, witch é em inglês arcaico “uma mulher ou homem sábio”.
Muitos chamam a magia de "a arte dos sábios" ou só "A Arte".

A Wicca é uma das poucas religiões no mundo que permite que seu adepto escolha no que vai acreditar, o que vai fazer e como vai fazer, contanto que nenhuma crença ou pratica atrapalhe as crenças básicas da Wicca que se fossem resumidas formariam um tripé, sendo as três pernas, a Importância da Natureza, a Divindade e o Poder Interior.

Importância da Natureza: Horas vista como sendo a própria
divindade e outras como sendo a casa dela e de seus espíritos elementais (leia mais sobre os elementais clicando aqui), a natureza tem seus ciclos, seu ritmo e sua energia, ao longo do ano são realizado rituais para marcar os ciclos da natureza, esses rituais são chamados de sábas que também são realizados e creditados de formas diferentes dependendo da tradição (leia mais sobre os sabás clicando aqui). Faz parte da Wicca amar e respeitar e se conectar com a natureza.

A Divindade: Tem muitos nomes, muitos rostos, muitas formas de se interpretar, mas todas as Tradições da Wicca tem pelo menos uma, duas, três ou varias formas de ver e adorar a divindade, que no geral é de um Deus e uma Deusa que juntos formam o todo.
Poder Interior: Mais popularmente chamado de magia, na Wicca acreditamos que as pessoas tem poder em seu interior, seja ele interpretado e usado de diversas formas. Alguns wiccans nunca fizeram magia e outras pessoas fora da religião sempre a fazem. (Leia maissobre a magia aqui),

Nós temos um único dogma "Faça o que quiser, sem prejudicar ninguém". Que tem seu significado literal.

Qualquer um pode ser wiccan, homem ou mulher, independente de sexualidade, raça, etnia ou idade.

Não temos uma igreja oficial que manda em tudo e em todos, nem um conjunto de lideres que decidam quem é membro ou o que é Wicca, é claro que tem muitas maças podres que estão por ai usando o nome da religião Wicca para ganhar dinheiro, explorar pessoas ou ganhar poder e fama, muitos falam um monte de absurdos que para os iniciantes é difícil distinguir o que é verdadeiro ou falso.

Por: Marcus Vinicius Goes Soares